TRUQUES & DICAS

Descubra o fotógrafo que há em si!

Dizem que uma imagem é tão boa como o fotógrafo que a tira. É por isso que aqui disponibilizamos várias dicas para que consiga tirar maior partido da sua camara digital. A Dreambooks pode ajudá-lo a eternizar momentos mágicos com a qualidade que sempre esperou.


Dica #1 Entender a câmara

Esta dica de fotografia digital é a mais importante que lhe podemos dar. Antes de começar a captar é importante que se conheça bem o equipamento com que vamos captar imagens. Compreender a velocidade, abertura, sensibilidade e conseguir conjugar as 3 funções em simultâneo, essa é a base para obter os resultados esperados.

Dica #2 Foque a Imagem

Use o visor ótico e não visor eletrónico (LCD). O visor ótico é mais preciso e realista. Depois de fazer o enquadramento deve pressionar o botão até metade de forma a deixar a câmara fazer a focagem. Após o foco ficar fixo, basta carregar até ao fundo para capturar a foto.

Dica #3 Deixe a imagem contar a história

Decida o que a imagem pretende contar. Não tire uma foto a uma multidão, quando realmente o seu objetivo é captar a expressão de uma pessoa. Experimente aproximar-se do que pretende fotografar para dar mais realce e força à sua foto.

Dica #4 Ver de outra perspetiva

Tirar uma foto de frente é sempre bom, mas será realmente o melhor? Experimente mudar o ponto de vista para dar uma perspetiva diferente às suas fotos. Poderá começar por tirar uma foto de frente, depois do mesmo lugar tire uma foto de baixo para cima e acredite que irá notar logo a diferença.

Dica #5 Acrescente luz sobre o assunto

Antes de mais é necessário referir que a luz natural é sempre melhor do que qualquer luz artificial. Quando não existe luz natural, temos de recorrer à luz artificial, o que significa que temos de confiar nos flashes da nossa câmara para capturar o que pretendemos. Normalmente o flash de uma máquina digital compacta, ilumina objetos que estejam entre 5 a 10 metros de distância da máquina. Assim sendo o objetivo principal é aproximar-se sempre do objeto para que possa incidir mais luz sobre o mesmo, aumentando desta forma a qualidade da fotografia. Não nos podemos esquecer que a fotografia é luz!

Dica #6 Enquadramento

Esta dica poderia estar em primeiro lugar, visto que é sem dúvida a mais importante de todas. Sem esta não adiante compreender as restantes! Antes de captar uma fotografia, tente sempre ver se o enquadramento fica melhor na horizontal ou na vertical. Depois, deve tentar colocar o objeto dentro da área da fotografia, ex: se estiver a fotografar uma pessoa e pretender fazer uma fotografia de corpo inteiro deve colocar a máquina na vertical e tentar não cortar nenhuma parte do corpo. No caso de pretender tirar uma foto de meio corpo deve sempre enquadrar na vertical inserindo na área de captação a pessoa, da cabeça até pouco abaixo da cintura.